222 e publico

Paulo,Kevin,Patrick,Marcos,Everton,Tagner,Gustavo e Iuri

sábado, 3 de dezembro de 2011

Postagem Final


Tudo começou por uma curiosidade de momento nada planejada ou de curiosidade geral do grupo, mas conforme ocorriam às reuniões para pesquisa e discussão do assunto, aumentava o interesse e a vontade de sanar as duvidas que surgiam sobre o assunto.  Os comentários em outros blogs nos ajudaram a ver o que não deveria ser feito, outro ponto que não deve ser esquecido é o fortalecimento do convívio do grupo.
Desde o primeiro contato com o assunto a ser trabalhado, a equipe se identificou com o tema. Traçando assim, uma meta para desenvolver o mesmo, sendo que a nossa fundamentação não estava completamente correta faltando apenas alguns pontos.
Começamos com as seguintes questões sobre como funcionam os equipamentos de visão noturna e de calor ( sim, nossa pesquisa é em cima de equipamentos que tem a capacidade de operar ambas as funções).
·         Como os equipamentos de visão noturna e de calor captam a luz?
·          Como os equipamentos de visão noturna e de calor produzem luz?
·          Como o equipamento de visão noturna e de calor capta essa energia térmica?
             Os equipamentos de visão noturna e de calor funcionam pela captação das ondas eletromagnéticas invisíveis ao olho humano, baixa energia.
             Através de detectores que são transdutores de energia eletromagnética, isto é, um dispositivo que transforma a energia radiante que incide sobre o mesmo em alguma outra forma conveniente de sinal mensurável, geralmente; um sinal elétrico.
             A luz infravermelha (é uma frequência eletromagnética naturalmente emitida por qualquer corpo, com intensidade correspondente a sua temperatura) é focalizada em um termograma ( gráfico das temperaturas registradas pelo termógrafo, (dispositivo capaz de diferenciar e registrar as diferentes intensidades luminosas obtidas de um meio qualquer) que permite a visualização da distribuição de calor na região focalizada, cuja câmera de termovisão modifica uma radiação infravermelha invisível ao olho humano em uma imagem visível.
Esse termograma emite impulsos elétricos através das oscilações descontínuas geradas pela câmera de termovisão ao modificar a radiação infravermelha, esses impulsos elétricos são processados em um circuito eletrônico que envia as imagens para o mostrador ( aparelho para a exposição de informação, de modo visual ).
Os equipamentos não produzem luz, apenas são sensíveis ao espectro luminoso.
No início, nós realmente acreditávamos que havia a possibilidade de captação de energia térmica e esta era a nossa principal duvida, mas descobrimos que o equipamento não capta a energia térmica e sim, o espectro luminoso do corpo (que é uma onda eletromagnética). Um espectro é a decomposição da luz em frequências/comprimentos de onda específicos.
Com o final do trabalho o grupo chegou à conclusão de que a maior parte de nossas duvidas foram sanadas e de acordo com os comentários que recebemos em nosso blog, os leitores estão satisfeitos e também, que além de uma pesquisa esse trabalho serviu para aumentar nossos laços de amizade.
             
Agradecemos a todos que acompanharam nossa pesquisa.
Att, OFS.



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Respondendo as perguntas feitas pelos leitores

O que é mícron?
É a milionésima parte de um metro.

O termograma é utilizado só para isso? Qual é os componentes necessários para fazer um? ( "um" o quê?)
Não, o termograma é utilizado sempre que há o desejo de visualizar o gráfico, de variação de temperatura.

Gostaríamos de saber se existe algum material que possa impossibilitar a transparência na hora da visão de algum objeto.
Sabemos que o chumbo impossibilita a visualização nos equipamentos e se a superfície estiver em temperatura constante, também, não será perceptível.
 
Quando foi feito o primeiro aparelho de visão noturna?
Os primeiros dispositivos ou sistemas de visão noturna foram desenvolvidos pelos alemães em 1935 e foi considerado operacional exército alemão nos idos em 1939. Até o final da Segunda Guerra Mundial, o exército alemão contava com cerca de 50 carros de combate Panther equipados com sistemas de visão noturna que lutavam em ambas as frentes, ocidental e oriental.

Esperamos ter sanado as duvidas.
Agradecemos a interação de todos.
Att, OFS.